Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Saiba o que é ESG e qual a sua importância

Com a preocupação pelas ações de sustentabilidade tomando proporções crescentes, o posicionamento sustentável está sendo cobrado cada vez mais das empresas, já que as indústrias possuem forte papel na influência da poluição no meio ambiente.

Seus posicionamentos também estão diretamente ligados com a imagem passada para o público e também os investidores, que estão completamente atentos no engajamento das empresas na preservação do mundo.

Por conta disso, o ESG surge como uma espécie de certificado de qualidade para as boas práticas sustentáveis nas empresas, trazendo maior transparência e confiabilidade em seus atos.


Entendendo o ESG

ESG significa Enviromental, Social and Governance, ou em português: Ambiental, Social e Governança. De forma resumida, ele é utilizado para medir o compromisso que as empresas possuem em ações que beneficiem o meio ambiente, sociedade e possuam transparência governamental.

Cada uma das letras da sigla, demonstra as ações sustentáveis de uma organização, da seguinte forma:

 

» Práticas ambientais

São as práticas que possuem como objetivo diminuir os impactos causados ao meio ambiente, como a diminuição no uso de combustíveis fósseis e a adoção de métodos de energia renovável, como a energia solar.

Além disso, outras ações como a reciclagem e o descarte adequado de resíduos e redução do consumo de água também são fatores que se encaixam.

 

» Práticas sociais

São referentes às práticas que impactam a sociedade ao redor de uma empresa, onde se incluem os colaboradores e a comunidade em que ela se insere.

Ações que reforçam as boas práticas sociais são a contratação igualitária, maiores processos que reforcem a segurança no trabalho, projetos sociais e de capacitação que estimulem a inclusão.

 

» Governança

Ações voltadas a aumentar a transparência e práticas de ética e prestação de contas nas informações da empresa, evitando omitir dados e explicando como funcionam os seus processos internos.

 

Principais vantagens

Dentre as vantagens que o ESG proporciona para uma empresa que adote todas as práticas sustentáveis, podemos citar:

 

» Maior competitividade e posicionamento

Ao se posicionar a favor às ações que são corretas ecologicamente, socialmente e possuem transparência, a empresa acaba elevando a forma do qual a sua marca é observada pelos consumidores, adquirindo um posicionamento favorável.

Isso apresenta uma ótima vantagem competitiva, já que aumentam os interesses de investidores por confiarem muito mais na reputação da organização e também a maior quantidade de clientes.

 

» Retém talentos

Com um melhor posicionamento no mercado e uma imagem positiva, a empresa passa a reter maiores talentos e também a atrair novos, que estão mais motivados a fazerem parte do time de uma organização que possui ótimas práticas e condutas.

 

» Reduz custos

No momento em que substituem os combustíveis fósseis e se implementa uma energia limpa e renovável como a solar, que é a mais adotada pelas empresas sustentáveis, além de contribuir para o meio ambiente se garante uma redução de custo notável.

Essa redução traz um ótimo retorno sobre o investimento, fazendo com que o custo mensal de energia seja praticamente mínimo.

 

O que podemos concluir?

Com os imensos danos na atmosfera e na natureza que as indústrias causam, estamos em um período onde as tendências são muito mais sustentáveis, de modo a preservar o meio ambiente e contribuir para um mundo melhor.

Todos estão de olho nos comportamentos que as organizações estão tendo quanto a isso, fazendo com que seja necessário adotar o ESG com extrema urgência e importância.

Deseja obter uma energia mais limpa para o seu negócio e seus colaboradores? Então acesse o nosso site e conheça as soluções que a Flora Energia pode te ofertar.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Veja também...

Flora-Economia

Quer economizar até 20% em sua conta de luz?

Venha já para a Flora Energia e deixe de pagar caro! Sem custos, sem obras e de forma 100% digital você economiza e ainda contribui com o meio ambiente.