Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Qual o cenário da energia renovável no Brasil?

O cenário da energia renovável em nosso país é muito positivo, pois em nossa matriz energética, o uso de fontes renováveis é superior à média global. Um estudo realizado em 2019, pela Agência Internacional de Energia mostrou que o uso de energia renovável a nível mundial correspondia a 25%. Enquanto no Brasil, conforme os últimos dados divulgados em 2021 pelo Ministério de Minas e Energia, aproximadamente metade da energia gerada foi proveniente de fontes renováveis.

As principais energias renováveis utilizadas em nosso país são: a hídrica, a solar, a eólica e a biomassa. Apesar dos danos que podem ser causados pelas hidrelétricas, elas ainda se enquadram no perfil de fonte de energia limpa e renovável, pois tem a água como sua fonte, no entanto deixam a desejar no quesito sustentabilidade.


Energia solar no Brasil

A energia solar vem crescendo ano após ano em nosso país. Apesar de responder por menos de 2% da matriz elétrica atualmente, quase dobrou sua participação entre os anos de 2019 e 2020 (saltando de 1% para 1,7%, segundo a EPE). Nos últimos três anos, o crescimento da energia solar centralizada (gerada por grandes usinas, também conhecidas como “utility scale”) foi de 200%, enquanto a solar distribuída (pequenas centrais de geração) passou de 2.000%..

Seu crescimento está impactando diretamente na matriz elétrica do Brasil, pois a tendência é que esse número cresça ainda mais nos próximos anos.

 

Energia eólica

A energia que vem dos ventos é muito utilizada principalmente na região do nordeste brasileiro. Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), em 2021, a energia eólica conseguiu fornecer abastecimento elétrico para todo o Nordeste durante as 24 horas do dia. E é importante frisar que isso ocorreu mais de uma vez durante todo o ano.

Apesar de se concentrar principalmente na região Nordeste, a energia eólica é a que mais tem ganhado espaço na matriz energética brasileira, representando 10,9% dela. A expectativa da ONS é que essa fatia chegue a 13,6% até 2025.

 

Biomassa na matriz brasileira

A energia de biomassa é fruto de toda matéria orgânica, de origem animal ou vegetal. Sua presença na matriz elétrica é considerável e segundo os últimos dados, alcançou a marca de 9,1%, sendo que a principal fonte é o bagaço da cana-de-açúcar.

 

Energia das hidrelétricas

Essa, com certeza, é aquela de maior impacto na matriz elétrica de nosso país, correspondendo a 65,2% de toda a nossa geração. No entanto, com a grave crise hídrica que temos enfrentado, essa fonte não tem apresentado um crescimento tão significativo quanto nos demais casos que citamos.

Apesar disso, o cenário da energia renovável no Brasil é extremamente positivo. Inclusive, nosso país é destaque no Brics (Brasil, Rússia, África do Sul, Índia e China) por seu feito. Nos demais países do agrupamento, a principal fonte de energia é em grande parte originada de fontes fósseis e não renováveis.

 

E você, já sabia que é possível utilizar a energia renovável para reduzir a conta de luz de sua casa? Pois é, sem precisar gastar com obras, instalações e reformas. Acesse já o site da Flora Energia e descubra essa solução.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Veja também...

Flora-Economia

Quer economizar até 20% em sua conta de luz?

Venha já para a Flora Energia e deixe de pagar caro! Sem custos, sem obras e de forma 100% digital você economiza e ainda contribui com o meio ambiente.