Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Porque é importante priorizar energia limpa e renovável?

A energia está tão presente em nossas vidas que pode ser considerada essencial para o bem estar humano. No entanto, alguns dos métodos mais utilizados para geração de energia elétrica aqui no Brasil não são considerados “limpos” e/ou renováveis, uma vez que geram maior produção de gases poluentes e afetam negativamente o meio ambiente.

Para se enquadrar nesse contexto de “energia verde” é importante que a fonte seja renovável e não agrida o meio ambiente de forma alguma. Ou seja, é uma excelente alternativa para frear os impactos do aquecimento global. No entanto, também é importante para garantir que nossa fonte de energia seja segura e inesgotável.

De cara, essa é uma excelente razão para priorizarmos o uso dessas energias, mas iremos citar aqui mais alguns exemplos para ressaltar a importância do tema.


Razões para priorizar a energia limpa

Energia limpa gera economia

No método tradicional de geração de energia são utilizados recursos como o petróleo, o diesel e o carvão mineral. Isso por si só já gera custos altos, no entanto, nem mencionamos os custos ambientais referentes ao uso dessas substâncias.

Por isso, o uso de energia limpa e renovável gera economia não apenas para os consumidores e para quem a produz. Como também gera benefícios e uma consequente economia com relação aos custos que envolvem a saúde e o bem-estar humano.

 

Favorece um mundo mais sustentável

A sustentabilidade é algo cada vez mais desejado, afinal, é ela que garante nosso desenvolvimento, sem que ele afete de forma negativa as próximas gerações. Um sistema sustentável precisa se manter ao longo do tempo, sem causar prejuízos à humanidade e isso não é possível com a utilização de substâncias finitas e poluentes para a geração de energia.

 

Reduz a emissão de gases poluentes

A queima de combustíveis fósseis está diretamente ligada ao nível de CO2 na atmosfera e ao aumento da temperatura global, que vem crescendo de forma desenfreada nos últimos anos. Isso traz inúmeros prejuízos ao meio ambiente e consequentemente à vida humana.

Temos vivenciado e sentido na pele o quanto as alterações climáticas podem ser prejudiciais.

O uso de energias limpas e renováveis não só iria evitar boa parte da emissão de gases poluentes, como teria impacto direto na redução do aumento da temperatura global. De acordo com a Agência Internacional de Energia Renovável, com a implementação da energia limpa, esse aumento se limitaria a algo bem abaixo de 2°C que é a taxa máxima definida pelo Acordo de Paris.

 

Comece já a utilizar!

Uma das principais vantagens econômicas e sustentáveis se dá ao fato de que a energia limpa explora recursos naturais e renováveis. Isso por si só, gerará uma redução de custos na geração de energia e consequentemente, na conta de energia do consumidor.

E o melhor é que atualmente todo e qualquer consumidor pode aderir a essa energia limpa e começar a economizar agora mesmo, sem a necessidade de pagar por equipamentos específicos, nem nada do tipo.

Quer reduzir o quanto você paga na sua conta de energia e ajudar o planeta a ser mais sustentável? Acesse o site e saiba mais sobre essa possibilidade.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Veja também...

Flora-Economia

Quer economizar até 20% em sua conta de luz?

Venha já para a Flora Energia e deixe de pagar caro! Sem custos, sem obras e de forma 100% digital você economiza e ainda contribui com o meio ambiente.