A energia é um elemento vital em nossas vidas, mas, infelizmente, muitos dos métodos de sua geração utilizados não são limpos e renováveis, uma vez que produzem gases poluentes e afetam negativamente o meio ambiente.
Em um mundo cada vez mais consciente da necessidade de sustentabilidade, a “energia verde” surge como uma alternativa para iluminar o caminho rumo a um futuro ecológico. Além de frear os efeitos do aquecimento global, ela assegura uma fonte segura e inesgotável, tornando-se a melhor opção para a preservação da natureza.
De cara, já temos diversos motivos para priorizarmos o uso dessas energias limpas, mas quais são as perspectivas e os benefícios que podemos esperar delas? Continue a leitura e vem com a Flora jogar mais luz sobre esse assunto tão relevante!
O que é energia renovável?
A energia renovável é aquela proveniente de fontes naturais que se reabastecem constantemente, sem a necessidade de intervenção humana. Essas fontes são consideradas limpas, pois não produzem gases de efeito estufa ou outros poluentes durante sua geração.
Ao contrário dos combustíveis fósseis, como carvão, petróleo e gás natural, que são finitos e poluentes, a energia verde oferece um ciclo sustentável de geração e reposição, garantindo sua viabilidade a longo prazo.
A energia solar, por exemplo, é gerada a partir da radiação solar, sendo uma fonte praticamente inesgotável e que não causa danos ao meio ambiente durante a geração, o que a torna uma ótima opção para todos nós. Interessante, não acha?
Principais benefícios da energia renovável e por que priorizá-la
A adoção de fontes de energia limpas traz vários benefícios que vão além da geração de eletricidade. Essa transição energética traz uma gama de melhorias significativas para o meio ambiente, a economia e a sociedade como um todo, se liga só:
Menor impacto ambiental
Hoje em dia, a sustentabilidade é algo cada vez mais desejado, afinal, é ela que garante nosso desenvolvimento, sem que afete negativamente as próximas gerações.
Um sistema sustentável precisa se manter ao longo do tempo sem causar prejuízos à humanidade, o que não é possível com o uso de recursos finitos e poluentes para a geração de energia. Escolhas conscientes iluminam o futuro, não é mesmo?
A queima de combustíveis fósseis está diretamente ligada ao aumento dos níveis de CO₂ na atmosfera e do aquecimento global, que vem crescendo de forma desenfreada nos últimos anos. Isso traz inúmeros prejuízos ao meio ambiente e, consequentemente, à vida humana, algo que temos vivenciado ultimamente.
O uso de energias limpas não apenas evita grande parte da emissão desses gases poluentes, como também tem um impacto na redução do aumento da temperatura global. Segundo a Agência Internacional de Energia Renovável, com a implementação da energia limpa, esse aumento se limitaria a menos de 2 °C, que é a taxa máxima definida pelo Acordo de Paris.
Economia e segurança energética
No método tradicional de geração de energia são utilizados recursos como petróleo, diesel e carvão mineral, que além de serem prejudiciais ao meio ambiente, são caros e muitas vezes importados, colocando o país em uma situação de dependência e vulnerabilidade energética.
Por isso, o uso de energia limpa e renovável não só gera economia para consumidores e produtores, mas também promove a autonomia energética, impulsiona o desenvolvimento econômico local e reduz a vulnerabilidade a flutuações nos preços globais.
A energia solar fotovoltaica, por exemplo, é financeiramente muito mais vantajosa do que a eletricidade tradicional e os combustíveis fósseis, proporcionando excelente economia mensal e retorno sobre o investimento.
Manutenção mínima
A maioria das fontes requer pouca ou até mesmo nenhuma manutenção, tendo uma vida útil superior a 20 anos. Para quem deseja utilizar energia limpa, como a solar, em casa ou em um negócio, o custo de manutenção é mínimo, exigindo apenas a limpeza regular dos painéis. Tchau, bandeiras tarifárias e surpresas chatas na conta.
O que podemos esperar no futuro?
Atualmente, os custos para adotar a energia verde já estão acessíveis, de modo com que é possível pagar menos e o mundo ganhar mais de forma viável.
Isso faz com que cada vez mais empresas e residências acabem adotando essas fontes de energia, visto que, com um custo mais baixo e inúmeras vantagens, não existem motivos para não fazer essa transição. Energia limpa e consciência também.
Países que são potências no setor industrial como a Inglaterra e os Estados Unidos já possuem a energia renovável mais presente do que os combustíveis fósseis. No Brasil, as condições climáticas favorecem o uso desse tipo de energia, e a matriz energética nacional já apresenta boa parte de fontes limpas.
A longo prazo, essas fontes serão a única opção viável, descartando meios prejudiciais à natureza e trazendo um futuro mais radiante à humanidade. Afinal, um planeta mais sustentável não pode estar a anos-luz das nossas vidas.
Como pagar menos na conta de luz com energia limpa, sem instalar painéis solares?
Tá na hora de dar uma virada na sua energia, não acha? Deixa a gente te mostrar como é fácil.
Como acabamos de ver, a energia limpa e renovável explora recursos naturais. Isso, por si só, gera uma redução de custos na geração e consequentemente, na sua conta de luz. Parece simples demais? É porque é.
E o melhor é que hoje em dia todo e qualquer consumidor pode aderir a essa energia e começar a economizar, sem a necessidade de instalar equipamentos, sem investimentos iniciais e sem surpresas. Quando o assunto é repensar a energia, a gente tem crédito.
Quer saber mais sobre como pagar até 25% menos na sua conta de luz todo mês e ainda ajudar o planeta a ser mais sustentável? Então conheça a Flora e mude sua relação com a conta de energia.