Perguntas Frequentes

Veja algumas das dúvidas mais comuns de nossos clientes. Quem sabe, também pode te ajudar!

PRODUTO

Redução no custo de energia através de fontes renováveis.

O seu desconto será de até 20% no momento de contratação e progressivo de ano e ano, pois reajustamos seu preço por um valor menor que a distribuidora.

Em meses de bandeira tarifária, será ainda maior, pois não repassamos este custo para você.

Utilizamos apenas fontes renováveis de energia, como solar e hídrica (fio d’água).

Cobramos um valor mensal dos geradores de energia pelo serviço de gestão comercial e administrativa das usinas.

ADESÃO

Qualquer consumidor residencial (casa ou apartamento) convencional conectado em baixa tensão, tanto PF como PJ.

Não! Utilizamos a infraestrutura da sua distribuidora para levar nossa energia até você.

Sim, mas apenas o titular da conta de luz pode assinar o termo de adesão à nossa solução.

Sim, após assinar o primeiro imóvel, você terá acesso à plataforma, onde poderá cadastrar outros imóveis.

Instalar placas fotovoltáicas é uma excelente alternativa, mas requer investimento, tempo e experiência para geri-las corretamente.

A solução da Flora Energia utiliza usinas renováveis próprias para enviar energia (em forma de créditos) até sua casa.

Nessa alternativa você não precisa investir, não há alterações no seu imóvel e não precisa se preocupar com a performance das placas solares, mas por outro lado, seu desconto não será tão relevante com relação a solução das placas.

SERVIÇOS

Sim, pois ela ainda será encarregada de levar energia até sua casa, assim como pela manutenção da infraestrutura da rede elétrica.

Sendo assim, você recebera duas faturas:

(i) A fatura da Flora Energia referente ao seu consumo de energia renovável do mês.

(ii) A conta de luz da distribuidora com o desconto proporcionado por nossos créditos, permanecendo apenas as taxas mínimas referentes a impostos, custeio de iluminação pública e custo de disponibilidade do sistema elétrico aos quais não conseguimos abater.

Importante: A soma das duas faturas será sempre menor do que a conta de luz que você paga hoje.

Caso ocorra uma queda de luz, contate a distribuidora local, ela é a responsável pelo “transporte” da energia até sua casa.

Em caso de mudança de endereço é necessário um aviso prévio de 90 dias para atualização cadastral junto à concessionária e transferência de saldo caso permaneçam créditos de energia vinculados à antiga instalação.

Pode demorar até 90 dias para você receber os créditos em sua conta de luz, devido ao prazo estabelecido pela regulamentação para as distribuidoras cadastrarem o benefício para sua unidade consumidora.

Cartão de crédito, PIX ou boleto bancário.

Basta entrar em contato pelos nossos canais de atendimento. Para que não haja multas, solicitamos um aviso prévio de 90 dias para te descadastrar com a distribuidora.

SETOR

Geração distribuída é o termo utilizado para referenciar a geração de energia que é diretamente conectada à rede de distribuição, sendo válida para diversas fontes de energia renováveis como a energia solar, eólica e hídrica.

Este mercado nasceu para empoderar o consumidor e incentivar fontes de energia limpa, sendo a única alternativa ao monopólio das Distribuidoras de Energia.

A Resolução Normativa 482 criou o sistema de compensação de Energia Elétrica, no qual toda energia gerada e injetada na rede da distribuidora, é concedida na forma de empréstimo.

Essa então volta para o consumidor na forma de créditos de energia, os quais são utilizados para compensar a energia que foi consumida da distribuidora.

Esses créditos possuem um prazo de 60 meses para serem utilizados.

Custo de disponibilidade é o valor cobrado pela sua concessionária para disponibilizar o serviço de eletricidade ao seu imóvel.

Logo, essa taxa contempla o custo da infraestrutura que visa assegurar que a energia elétrica será ofertada aos moradores de determinado local. E mesmo que não haja nenhum consumo, você precisa pagar somente pelo fato de a energia estar disponível.

É um dos mecanismos de atualização do valor da energia paga pelo consumidor, aplicado anualmente, de acordo com fórmula prevista no contrato de concessão. Seu objetivo é restabelecer o poder de compra da concessionária. Os reajustes acontecem em datas determinadas pelo contrato de concessão e são divulgados pela Aneel.

É o sistema que sinaliza aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica. O funcionamento é simples: as cores das Bandeiras (verde, amarela ou vermelha) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade.

Com as bandeiras, a conta de luz fica mais transparente e o consumidor tem a melhor informação para usar a energia elétrica de forma mais consciente.

Flora-Economia

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