Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Os equipamentos domésticos que mais consomem energia elétrica

Com a atual crise energética em nosso país, muitas famílias estão tendo problemas no orçamento por conta dos gastos de energia. Para resolver isso, é importante saber quais equipamentos domésticos consomem mais energia.

Assim, gastos podem ser cortados e a chance de economizar no fim do mês aumenta muito mais!

 

De forma resumida, a potência determinará o consumo de cada aparelho. Fatores que também determinam o gasto de energia são o tamanho do aparelho e tempo no qual ele fica ligado.

Vejamos abaixo 6 equipamentos domésticos que podem influenciar no aumento da conta de luz (veja também como calcular o custo aqui).

 

– Ar-condicionado

Em primeiro lugar, listaremos o ar-condicionado que pode ser considerado um dos equipamentos domésticos que mais gastam energia.

Um ar-condicionado com consumo de 1,4kWh se utilizado diariamente por 8 horas pode consumir até 336 kWh, o que apresenta um grande consumo de energia elétrica.

– Chuveiro

O chuveiro elétrico fica em segundo lugar. Um chuveiro potente com um único banho de apenas 15 minutos diários pode apresentar um gasto mensal de até 56 kWh.

Em casas com três ou quatro integrantes em períodos de inverno podem resultar em grandes gastos, já que o modo quente faz com que o consumo de energia aumente.

– Freezer e geladeira

Esses dois equipamentos domésticos precisam ficar ligados o tempo inteiro nas residências, o que faz com que tenham uma grande parte de responsabilidade no consumo de energia.

O consumo de cada um pode variar de 40 a 54 kWh, o que apresenta de fato uma grande fatia de consumo.

– Televisão

Diversos fatores influenciam no consumo de uma televisão, como o tipo, marca e tamanho. Considerando que na maioria das casas atualmente as televisões são de LED e de tamanhos que variam de 32 a 42 polegadas, o consumo pode chegar a 30 kWh, considerando que fique ligada 5 horas por dia.

– Cooktop

O cooktop ou fogão elétrico mesmo sendo moderno, prático e compacto pode apresentar um consumo de energia relativamente alto.

Considerando um fogão elétrico que seja usado pelo período de uma hora diária, mensalmente o consumo pode chegar a até 68,50 kWh caso todas as bocas do fogão sejam utilizadas.

– Torneira elétrica

Em lugares mais frios ou que se utilizem muitas louças é normal a adoção de uma torneira elétrica como equipamento doméstico para lavar as louças com maior eficiência.

Porém, sabia que ela pode se tornar uma grande inimiga quando o assunto é gasto de energia? O uso dessas torneiras por pelo menos 30 minutos diários no modo quente podem apresentar um consumo de 52 kWh.

 

É preciso atenção para economizar energia

Podemos ver que muitos equipamentos domésticos que estão normalmente implementados em várias residências podem apresentar grandes gastos de energia.

É preciso tomar cuidado e observar quais são as prioridades para poder realizar cortes, assim economizando muito mais no final do mês.

De qualquer forma, uma das melhores alternativas para você que gostaria de uma opção de economia seria a adoção de energia renovável em sua residência.

Acesse já o nosso site e saiba como a Flora Energia pode te ajudar!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Veja também...

Flora-Economia

Quer economizar até 20% em sua conta de luz?

Venha já para a Flora Energia e deixe de pagar caro! Sem custos, sem obras e de forma 100% digital você economiza e ainda contribui com o meio ambiente.