Energia solar compartilhada: como funciona e quais são seus benefícios?​

Energia solar compartilhada: como funciona e quais são seus benefícios?

A energia solar está sendo cada vez mais utilizada e isso se dá porque ela traz diversos benefícios. Por exemplo, contribui para reduzir a poluição do meio ambiente e ainda diminui os valores da conta de luz.

Mas você sabia que é possível ter essa energia de forma conjunta? Isso mesmo! Em 2015, a Agência Nacional de Energia Elétrica, ANEEL, criou e regulamentou a geração de energia solar compartilhada.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, boa leitura!

O que é energia solar compartilhada?

Primeiramente, é importante entender como funciona a energia solar: como o próprio nome sugere, trata-se de um tipo de energia proveniente da luz do sol, sendo totalmente sustentável e renovável, o que contribui (e muito) para o meio ambiente.

Também conhecida como energia fotovoltáica, para utilizá-la é preciso a instalação de painéis solares nos locais desejados, onde o sol, com sua irradiação irá funcionar como fonte de energia para a geração da eletricidade.

Quando se trata da energia solar compartilhada, quer dizer que duas ou mais pessoas, sejam elas físicas ou jurídicas, poderão se unir para gerar e consumir a energia de um mesmo sistema de geração. Com isso, os custos gerais deste processo são compartilhados por todo o grupo envolvido, tornando o processo muito mais barato individualmente.

Então, caso queira contribuir para o meio ambiente e ainda ter um custo menor, você pode se juntar a uma cooperativa ou empresa do segmento (como a Flora Energia), por exemplo, e compartilhar desta geração.

Vantagens da energia solar compartilhada

Agora que você já aprendeu um pouco como funciona a energia solar compartilhada, está na hora de entender também os seus benefícios, para que assim, entenda como essa opção pode ser a ideal para você:

– Menor gasto ou nenhum investimento de instalação: como citamos anteriormente, com a geração de energia solar compartilhada, os custos com a instalação são menores ou nenhum, visto que serão divididos com um grupo ou assumido por uma das partes, por exemplo uma empresa do segmento.

– Redução dos valores das contas de luz: é isso mesmo! Quando você começa a usar a luz solar, há a diminuição dos valores da sua conta. Portanto, é um ótimo investimento.

– Contribui para um país mais sustentável: além de trazer benefícios pessoais, esse sistema de energia também ajuda a diminuir a poluição do país, contribuindo assim, para o meio ambiente.

Vale lembrar que esses são apenas alguns dos inúmeros benefícios de se usar esse tipo de energia compartilhada, certo? Sendo assim, avalie se é viável para a sua região, unidade e claro, realidade.

Conclusão…

Conseguiu entender como funciona a energia solar compartilhada e seus benefícios? Esperamos que sim, pois essa pode ser uma ótima opção para você. Estude e analise a possibilidade.

Com esse tipo de sistema, você irá garantir uma energia limpa, renovável e sustentável, seja para seu o uso pessoal ou mesmo empresarial.

Veja também...

Flora-Economia

Quer economizar até 20% em sua conta de luz?

Venha já para a Flora Energia e deixe de pagar caro! Sem custos, sem obras e de forma 100% digital você economiza e ainda contribui com o meio ambiente.

Compartilhe nas redes sociais:

Quer economizar até 25% em sua conta de luz?

Quer economizar até 20% em sua conta de luz?

Venha já para a Flora Energia e deixe de pagar caro! Sem custos, sem obras e de forma 100% digital você economiza e ainda contribui com o meio ambiente.

Close Bitnami banner
Bitnami