Créditos de energia renovável: entenda como funciona

A energia renovável vem se mostrando cada dia mais importante no que se refere à sustentabilidade e também à economia. Os benefícios para quem utiliza são inúmeros e os créditos de energia renovável são um grande exemplo.

Mas você sabe como eles funcionam e como pode se beneficiar deste sistema? Veja só…

O que são créditos de energia?

Os créditos de energia são a quantidade excedente de energia gerada a partir de um sistema de geração de energia renovável, como um painel fotovoltáico. Este, por exemplo, é um sistema responsável por captar a energia solar e transformá-la em energia elétrica.

Ou seja, os créditos serão a energia que foi produzida e não foi utilizada.

Como funciona o sistema de créditos de energia?

A energia de um sistema de geração renovável pode ser captada por um imóvel ou mesmo por uma empresa, onde conectado à rede pública de energia, funciona em conjunto com o abastecimento geral. 

Quando esse sistema não consegue gerar energia suficiente para alimentar o imóvel, ele automaticamente passa a consumir a eletricidade da rede pública. No entanto, quando a produção de energia é maior do que o consumo, o excedente é injetado na rede pública e compensado no formato de créditos de energia pela operadora.

Esses créditos são abatidos automaticamente de sua fatura de luz sempre que você precisar, dentro de um prazo de utilização de 60 meses, a contar do dia em que foram gerados, promovendo, assim, economia financeira, aliada à consciência ambiental ao utilizar uma fonte energética renovável.

Mesmo sem uma sistema de geração próprio, é possível receber estes créditos de energia?

A resposta é sim, e existem três modalidades de consumo de créditos a se destacar:

A primeira é conhecida como Autoconsumo Remoto, ou seja, quando toda a geração de um sistema é destinada à um único CPF ou um único CNPJ. Trata-se de um processo muito comum para grandes consumidores (empresas), onde é possível transferir créditos entre imóveis de uma mesma titularidade e sendo atendidos pela mesma companhia de energia.

Seguindo, há a modalidade de Geração em Condomínios, onde a energia produzida após a instalação de um sistema fotovoltaico nas dependências do condomínio é dividida entre as residências e abatido da energia utilizada por cada uma dessas.

E por fim, temos a modalidade de Geração Compartilhada, realizada a partir da ação de consórcios e cooperativas. Nesse sistema, créditos podem ser transferidos para outras unidades consumidoras simultaneamente, sob atendimento da mesma companhia elétrica, diante de contrato. Trata-se de uma opção simples e flexível para os consumidores residenciais e pequenos negócios.

Quais as vantagens dos créditos de energia?

Além do benefício financeiro em sua fatura de energia, com os créditos de energia renovável você fica protegido contra as oscilações do mercado. Por não ser determinado em Reais, mas sim em kWh, as variações de moeda e de bandeira não afetam os créditos gerados em sua conta, tornado ainda mais relevante o impacto em seus gastos no final do mês.

Veja também...

Flora-Economia

Quer economizar até 20% em sua conta de luz?

Venha já para a Flora Energia e deixe de pagar caro! Sem custos, sem obras e de forma 100% digital você economiza e ainda contribui com o meio ambiente.

Close Bitnami banner
Bitnami