Consumo consciente: o que a geração Z nos ensina?

Consumo consciente: o que a geração Z nos ensina?

Nascidos entre 2001 e 2009, a Geração Z apresenta comportamentos sustentáveis de consumo consciente que podem ensinar e muito as gerações passadas, principalmente no cenário atual.

Conheça a Geração Z

A Geração Z tem como um dos fatores mais proeminentes a conectividade. É a geração dos nativos digitais, que já surgiram na era da internet e dos dispositivos digitais.

Essa geração tem o costume natural de permanecer o tempo inteiro conectado aos computadores e smartphones.

Em reflexo a isso, essa foi a geração que se adaptou à pandemia de forma mais fácil, visto que muitos dessa geração já realizavam compras online de forma costumeira e também se comunicavam desta forma.

O que a Geração Z pode nos ensinar no consumo consciente?

Esta geração, que ainda é composta por adolescentes e crianças, tem alguns costumes provenientes da geração anterior, porém tem uma preocupação maior com a sustentabilidade. E está começando a refletir agora isso, pois muitos integrantes desta geração estão atingindo a maioridade.

Os jovens desta geração se preocupam e muito com causas sociais e ambientais, de forma muito mais acentuada do que a Geração Y (millennials). As escolhas são muito mais planejadas e o consumo é feito de forma consciente, escolhendo marcas que contribuem para a sustentabilidade.

Por conta disso, as marcas já estão se adaptando a esta necessidade sustentável da nova geração e adotando práticas mais sustentáveis, amigáveis ao meio-ambiente.

Além do que já foi citado, a Geração Z possui uma série de costumes que reforçam o consumo consciente, tais como:

– Apoiar empreendimentos menores: esta geração possui o hábito de optar por comprar em empreendimentos menores e independentes, estes que auxiliam no desenvolvimento social e sustentável por diminuir a incidência de veículos.

– Reciclagem: para a Geração Z, é muito mais normal obter práticas adeptas da reciclagem, utilizando até mesmo produtos com embalagens sustentáveis e orgânicas, de forma a não agredirem o meio-ambiente.

– Atitudes minimalistas: o conceito minimalista é tendência atualmente, reflexo da geração optar por recursos e materiais que realmente atendem as suas necessidades, evitando produtos desnecessários.

– Utilização de produtos sem testes em animais: principalmente nos cosméticos, a Geração Z é muito antenada em evitar utilizar produtos que foram testados em animais, optando por produtos de origem vegana e que não sejam cruéis aos animais.

– Consumo consciente de energia: preocupados com a situação mundial atual, a Geração Z sente a necessidade em obter práticas de economia de energia e utilizar métodos de energia renovável, garantindo uma economia financeira.

Conclusão...

Sendo a nova geração, a Geração Z tem bons hábitos que nos ensina valores sustentáveis com práticas que auxiliam a preservar o meio-ambiente, mas não apenas isso, eles são completamente conscientes com o uso excessivo de energia.

Mesmo ligados o tempo inteiro na internet, suas práticas em relação ao gasto de energia são sustentáveis, com costumes que evitam o alto uso de energia com aparelhos sem-fio, que permitem controlar os gastos de energia durante horas em uma residência.

Sem sombra de dúvidas esta nova geração pode nos ensinar e muito sobre sermos mais amigáveis com o ambiente a nossa volta e garantir benefícios no momento de controlar maiores gastos de energia.

Veja também...

Flora-Economia

Quer economizar até 20% em sua conta de luz?

Venha já para a Flora Energia e deixe de pagar caro! Sem custos, sem obras e de forma 100% digital você economiza e ainda contribui com o meio ambiente.

Compartilhe nas redes sociais:

Quer economizar até 25% em sua conta de luz?

Quer economizar até 20% em sua conta de luz?

Venha já para a Flora Energia e deixe de pagar caro! Sem custos, sem obras e de forma 100% digital você economiza e ainda contribui com o meio ambiente.

Close Bitnami banner
Bitnami