Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Como um painel solar gera energia?

Quando falamos sobre energia renovável, a primeira imagem que as pessoas conseguem pensar é no painel instalado no telhado das casas e empresas para captar a luz do sol e transformar em energia, não é mesmo?

painel solar ou as placas solares, popularmente conhecidas, são compostas por módulos fotovoltaicos que são responsáveis por converter toda a luz captada do sol em energia elétrica.

Esses painéis são procurados pelos seus inúmeros benefícios, além de serem duráveis e resistentes, quando instalados da maneira correta.

Se você quer entender mais sobre como funcionam esses painéis de energia solar e como eles geram energia, confira as informações a seguir:


Como funciona o painel solar

que faz com que um painel solar gere eletricidade são os efeitos fotovoltaicos, que são tensões ou voltagens, como são mais conhecidas. Essas tensões que ficam no seu interior interagem com os elétrons existentes no material de produção dos painéis pela ação das partículas de luz.

As células fotovoltaicas de silício possuem um material semicondutor em sua composição, que, quando combinados com outros tipos de materiais podem alterar a estrutura eletrônica. Dessa forma, uma metade do painel se torna negativa e a outra metade fica positiva.

Na área de junção, onde acontece o contato das duas metades, um campo elétrico é formado, fazendo com que os elétrons negativos não possam ultrapassar para o lado positivo.

Quando a radiação entra em contato com o painel solar, os átomos e os elétrons existentes nas camadas externas ganham energia para que todos os elétrons se tornem livres.

Por conta do campo elétrico formado na junção das duas metades, esses elétrons são acumulados no lado negativo, e por isso é preciso que uma grade fina seja instalada na face dos painéis fotovoltaicos, com o objetivo de captar esses elétrons livre e criar uma corrente elétrica.

 

 

Essa corrente elétrica é capaz de alimentar algum equipamento ou carregar uma série de baterias.

 

Instalação do painel solar

painel solar precisa ser instalado em um local disponível, onde o seu posicionamento seja favorável para que ele consiga receber a maior quantidade possível de radiação solar direta, sem que haja interferências, por isso é comum observarmos em telhados.

principal fonte de energia utilizada pelo painel solar é a luz do sol, e é importante que a sua instalação seja feita em um local que não pegue sombras.

Quando a luz do sol possui incidência direta no painel solar, as células fotovoltaicas possuem uma eficiência maior, fazendo com que essa conversão em energia elétrica seja gerada de forma mais eficiente.

Se você tem o desejo de utilizar esse painel solar para gerar energia elétrica, escolha um ambiente favorável para garantir o bom funcionamento do sistema.

Quer saber mais? Acesse nosso blog e confira!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Veja também...

Flora-Economia

Quer economizar até 20% em sua conta de luz?

Venha já para a Flora Energia e deixe de pagar caro! Sem custos, sem obras e de forma 100% digital você economiza e ainda contribui com o meio ambiente.