Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Como fugir das bandeiras tarifárias e economizar energia?

Com o cenário atual de seca que atinge grande parte do país o consumidor de energia elétrica tem observado um aumento significativo em suas contas de luz.

A Agência Nacional de Energia Elétrica utiliza alguns recursos para identificar as variáveis de custos na geração de energia. Esses recursos são conhecidos como bandeiras tarifárias e são divididos em três cores: verde, amarela e vermelha.

Cada uma delas possui uma especificidade que diferenciam os custos gerados na produção e distribuição de energia elétrica em todo o Brasil.

Se você quer entender como economizar energia e fugir dessas bandeiras, confira as dicas que trouxemos a seguir:


O que são bandeiras tarifárias?

Como dissemos, as bandeiras tarifárias foram adotadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica para sinalizar aos consumidores de energia sobre as variações de custos que a energia elétrica pode estar sofrendo no momento.

Esses recursos estão vigentes desde o ano de 2015 e as cores verde, amarela e vermelha sinalizam os custos de energia e indicam se estão mais caros ou não em determinado mês segundo as condições atuais para gerar eletricidade.

Com as bandeiras tarifárias descritas na conta de luz, o consumidor consegue ter acesso às informações com mais transparência, podendo usar a energia elétrica de forma mais consciente.

 

Como economizar?

Existem diversos tipos de eletrodomésticos que consomem mais energia do que outros dentro da nossa casa, como a máquina de lavar, chuveiro elétrico, geladeira e ar-condicionado, por exemplo.

Esse consumo é maior porque na maioria das vezes eles ficam ligados na tomada durante as 24 horas do dia, além de terem uma potência alta.

Se o seu desejo é fugir das bandeiras tarifárias e conseguir economizar energia, existem algumas dicas que podem ser colocadas em prática para reduzir o valor da sua conta mensal, como por exemplo:

» Evite tomar banhos muito longos, tanto quentes quanto frios, pois eles gastam muita energia.

» Procure por ar-condicionado que tenha a opção inverter, fazendo com que o aparelho seja capaz de controlar a velocidade do seu motor, gerando uma economia na conta de luz mensal que pode chegar a até 70% quando comparados a outros modelos tradicionais.

» Evite ligar diversos eletrodomésticos ao mesmo tempo, principalmente aqueles que consomem muita energia. Além disso, não use esses aparelhos nos horários entre 18h e 21h, pois é considerado o horário em que a energia está mais cara e pode influenciar o custo de sua tarifa, dependendo de sua modalidade.

» Se atente à fiação elétrica da sua residência, procure ver se possui alguma emenda ou danificação, pois podem acabar gerando desperdício de energia.

Seguir essas orientações e adotar medidas simples no seu dia a dia pode acabar te ajudar a fugir dos fortes impactos das bandeiras tarifárias e economizar energia.

Além disso, é interessante também que você procure investir em fontes de energias sustentáveis, que além de mais baratas, te ajudam a economizar e contribuem positivamente com o meio ambiente.

Se você quer saber mais sobre o assunto, a Flora Energia tem uma solução ideal para você começar já, sem nenhum custo, obra e de forma 100% digital. Acesse já o site e confira!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Veja também...

Flora-Economia

Quer economizar até 20% em sua conta de luz?

Venha já para a Flora Energia e deixe de pagar caro! Sem custos, sem obras e de forma 100% digital você economiza e ainda contribui com o meio ambiente.