Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

3 dicas práticas para preservar o meio ambiente

Quando o assunto são os cuidados relacionados ao meio ambiente, entendemos que esse não é um tema de agora. Afinal, os problemas ambientais existem há bastante tempo, e com o passar dos anos, tais problemas aumentam cada vez mais.

Por esse motivo, é crucial adotarmos medidas mais sustentáveis, a fim de prevenir futuras complicações para o nosso planeta.

Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final e veja 3 dicas práticas para contribuir com o meio ambiente.


Recicle e reutilize todos os tipos de materiais possíveis

Como primeira dica de preservação do meio ambiente, é uma ação bastante conhecida por todos nós, e mesmo que seja amplamente discutida na atualidade, muitos ainda não entendem a profundidade da sua importância: a reciclagem. Plásticos e caixas, por exemplo, podem ser eficientemente utilizados para portar objetos.

Além disso, as roupas que tendemos a guardar no closet durante tempos também podem ser reaproveitadas, sejam para fazer artigos artesanais de tecido ou até mesmo customizá-las e personalizá-las para virarem uma nova peça de roupa, evitando a compra de novas peças, e além de tudo, contribuindo com a economia da sua carteira.

 

Atente-se ao consumo de água

Seja para tomar banho, lavar o carro, roupas e ou garagens — que exigem um consumo maior de água — devemos nos atentar a esse consumo. De forma automatizada, tendemos a gastar além do necessário e aceitarmos os valores exorbitantes da conta de água que chega ao final do mês.

Contudo, se pararmos para analisar o nosso processo de consumo de água, percebemos que a possibilidade de reeducação pode ser eficiente. Na hora em que estiver tomando banho, desligue o chuveiro para ensaboar-se e cronometre o tempo necessário para se limpar.

Se tratando de lavagem de garagens, calçadas e carros, por exemplo, você pode definir uma quantidade de litros ideal para resolver essa demanda. Tendo essa disciplina, você terá maior capacidade de observar o seu consumo de água e conseguir prover meios eficientes para economizar cada vez mais. Menos de 1% da água do mundo é própria para consumo. Por esse motivo, economize sempre que puder.

 

Evite deslocar-se somente de veículos

Com os problemas ocasionados pela emissão de gases poluentes na atmosfera, uma dica para contribuir com a redução desse problema é preferir andar cada vez menos de carro, ou fazer uma intercalação entre o transporte público e lugares que podemos chegar simplesmente a pé.

Além de economizarmos com transporte, também contribuímos com uma diminuição do CO₂ emitido na atmosfera, reduzindo o efeito estufa que ocasiona o aquecimento global.

 

Gostou das dicas?

Conforme vimos, existem inúmeras formas de contribuirmos para a preservação do meio ambiente, garantindo que mares, oceanos, fauna e flora estejam intactos nas próximas gerações, e que os mesmos possam ser ensinados a adotarem comportamentos sustentáveis para o nosso ecossistema.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Veja também...

Flora-Economia

Quer economizar até 20% em sua conta de luz?

Venha já para a Flora Energia e deixe de pagar caro! Sem custos, sem obras e de forma 100% digital você economiza e ainda contribui com o meio ambiente.